GNAISSE
Sobre o produto
O gnaisse é um tipo de rocha originado a partir do granito que é uma rocha ígnea. Tem composição formada a partir de inúmeros minerais sendo mais de 20% de plagioclásio, feldspato potássico, biotita e quartzo. Devido a essa composição é considerada essencialmente quartzofeldspática.
Apresenta granulação entre média e grossa, a sua estrutura é bastante variável podendo ser granitoide, maciça e com foliação (resultado do achatamento dos grãos) até uma estrutura bandada alternando entre bandas milimétricas e outras com mais massa decorrentes de processos de segregação metamórfica que dão origem as rochas magmáticas.
Mais sobre o Gnaisse
É interessante mencionar que algumas das rochas mais antigas do planeta são gnaisses. Bons exemplos são o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e a Pedra do Ingá, Monumento Nacional que está situado no agreste da Paraíba. Ainda entram para essa lista de formações rochosas gnaisse notáveis estruturas situadas no bairro Beira Rio em Cataguases e a Pedra Azul que é um ponto turístico localizado em Domingos Martins, Espírito Santo.
Informações Técnicas
- Tipo: rocha metamórfica proveniente de granitoides;
- Composição mineral: quartzo, feldspato, micas, anfibólio e acessórios em geral;
- Cor: variável (cinza, marrom, rosa, branco);
- Textura: granolepidoblástica;
- Estrutura: bandada;
- Resistência mecânica: alta;
- Durabilidade: alta;
- Dureza: 7;
- Porosidade: baixa;
- Permeabilidade: baixa;
- Massa específica: 2,50 – 2,70 g/cm³;
- Uso na construção civil: confecção de britas para fundação, pavimentação, muros, calçamentos, lastro de ferrovias, enrocamentos, como componente do concreto etc. Como rocha ornamental é utilizada para revestimentos de pisos, paredes, lavatórios, bancadas e mesas e acabamentos e decoração em geral.